.

quinta-feira, 3 de julho de 2014


Notícia

Conferência Internacional em Oeiras

Julho 5, 2014
A Associação Desportiva de Oeiras promove este sábado a Conferência Internacional de Hóquei em Patins. O evento, que terá lugar no Auditório do Estádio Municipal de Oeiras a partir das 15h, conta com a moderação do seleccionador e director técnico nacional Luís Sénica e, num debate aberto ao público, terá a presença dos treinadores espanhóis Carlos Figueroa e Guillem Cabestany e do português João Simões.
O HóqueiPT foi ouvir as expectativas de alguns dos intervenientes.
Em pleno estágio para o Campeonato da Europa de Hóquei em Patins, Luís Sénica estará à frente do debate. Com um percurso inevitavelmente marcado pelas quatro temporadas à frente do Benfica em que conquistou todos os títulos possíveis, Luís Sénica procura agora devolver a Portugal a glória ao nível da seleccção sénior.

Este tipo de acções caracterizam a evolução de uma modalidade, demonstram o seu crescimento e a vontade dos seus agentes em projectar caminhos sustentados a partir de ideias, mesmo que não convergentes.
A formação é e será sempre uma temática de primeira linha em qualquer Modalidade, acredito que teremos uma audiência interessada e um bom nível de intervenção sustentada dos intervenientes.
Luís Sénica, seleccionador e director técnico nacional
Guillem Cabestany realizou um trabalho extraordinário no Vendrell, conduzindo-o à Final Four da Liga Europeia no primeiro ano em que a equipa "roja-i-negre" participou na prova. Cabestany descalçou os patins em 2010 e saltou para o comando técnico do clube catalão no ano da subida à OK Liga, conquistando em quatro temporadas duas Taças do Rei e uma Taça CERS. Vê agora premiado o seu excelente trabalho com a liderança na próxima época do ambicioso projecto dos italianos do Breganze, onde milita, entre outros, o português Sérgio Silva.

Penso que todos os eventos que se realizam à margem das competições habituais, para fomentar a aprendizagem tanto de jogadores como de treinadores, são sempre muito positivos. O nosso desporto é minoritário e iniciativas como a da AD Oeiras são fundamentais e deveria haver muitas mais para que o hóquei evolua.
Guillém Cabestany, treinador CE Vendrell / ASD Hockey Breganze
João Simões é o treinador do Turquel desde 2011. Na sua primeira época ao comando da equipa da Aldeia do Hóquei, João Simões garantiu o muito ambicionado regresso ao escalão principal, consolidando o projecto alvinegro com duas campanhas tranquilas entre os primodivisionários.

Sendo uma iniciativa promovida numa zona onde existe muito hóquei espero grande adesão dos agentes hoquistas. Infelizmente, não existem muitos momentos em que possamos debater a nossa modalidade e, assim, não podemos desperdiçar as poucas oportunidades que temos.
A ideia principal é, de forma muito informal e com o contributo de todos, podermos debater alguns aspectos fundamentais na formação dos futuros hoquistas.
É prioritário encontrar caminhos que alarguem a base da nossa formação para que se possam mais tarde especializar os nossos atletas. Não podemos ter receio de partilhar as nossas experiências pois só assim perceberemos os erros cometidos e encontraremos estratégias para o sucesso.
Julgo que podermos ouvir testemunhos de realidades diferentes vai ser muito positivo e promoverá uma reflexão construtiva.
João Simões, treinador HC Turquel